sexta-feira, 3 de abril de 2009

A AÇÃO DO ESPIRITO SANTO

O Espírito Santo é uma Pessoa da Trindade Divina. Ele tem personalidade, não se tratando apenas de uma força, ou de uma influência. O Espírito Santo é Deus!
Ele tem os mesmos atributos de Deus, como a eternidade, a onipotência, a onisciência, a onipresença, a sabedoria, e outros. O Espírito Santo age poderosamente sobre dois tipos de homens:


A) Aqueles que ainda não se reconciliaram com Deus, pelo Senhor Jesus:

O mundo estava perecendo no pecado, mas ignorava o triste estado em que se encontrava. Havia, então, uma grande necessidade de alguém que o convencesse não somente da realidade do pecado, como também da sua natureza e das suas consequências. O mundo precisava, ainda, ser convencido de que Cristo veio salvá-lo do pecado. Esta lição foi resumida por Jesus, em João 16:8-11: "Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim: da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado".

Aqui vemos que o Espírito Santo age sobre os homens ainda não-convertidos, como "um promotor de justiça", trabalhando para mostrar-lhes o pecado em que vivem, de forma a convencê-los a receber a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

Repare a profundidade infinita do amor de Deus por nós, pois, além de sacrificar Seu Filho Jesus para nos oferecer a Sua salvação, Ele enviou também o Seu Espírito, para travalhar no mesmo objetivo, convencendo o mundo do pecado, da justiça e do juizo! Tudo quanto era possível fazer para levar o homem ao arrependimento e à salvação, Deus já fez!


B) Nos cristãos:

O Espírito Santo age sobre os cristãos sonsolando-os, santificando-os e revestindo-os com o poder de Deus.


O Consolador:

O Espírito Santo nos consola em nossas fraquezas, intercedendo por nós, como mostra Romanos 8:26: "Da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas: Não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis". Ele também nos ajuda, instruindo-nos e trazendo-nos à memória os ensinos de Jesus, como João 14:26 revela: "Mas o Consolador, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito."


O Santificador:

No dia em que aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, transformamo-nos na morada do Espírito Santo. Ele passa a habitar dentro de nós, como revela ICoríntios 6:19-20: "Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos; fostes comprados por bom preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo (e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus)". O cristão então é chamado "santo" e seu dever é rogar ao Espírito Santo que venha a promover um verdadeiro processo de santificação de sua vida, ao mesmo tempo em que deve guardar a santidade inicial já conquistada deste templo, isto é, de seu corpo.


O Doador de Poder:

O Espírito Santo nos reveste com o poder de Deus para que possamos ter uma vida cristã reta e direita, apresentando sempre crescimento espiritual, e também para que possamos bem desempenhar - com eficiência - o papel que Deus espera de nós, a Seu serviço! Trata-se do batismo no Espírito Santo e das unções especiais para servirmos ao Senhor.


O Batismo no Espírito Santo:

O Senhor Jesus quer que nós evangelizemos pessoas que ainda não O conhecem para que elas possam ser reconciliadas com Deus e receber a bênção da salvação:"...ide e fazei discípulos de todos os povos..." (Mateus 28:19).

Todavia, em Atos 1:4,8, o Senhor recomenda que primeiro recebamos um revestimento de poder, concedido pelo Espírito Santo, para que possamos apresentar crescimentos contínuos em nossa vida espiritual e para que possamos ter um desempenho eficiente no evangelismo. E o Espírito Santo, que Jesus anunciou, desceu com poder sobre o grupo dos apóstolos e descípulos que estavam reunidos em oração, no chamado batismo no Espírito Santo, ou "batismo de fogo", como relata Atos 2:1-4.

O apóstolo Pedro, já batizado no Espírito Santo, explicou aos judeus, em Atos 2:16-17, 32-33, o fenômeno sucedido. Ante o interesse de muitos pela salvação de Deus, através de Jesus Cristo, e pelo batismo com o Espírito Santo, Pedro recomendou-lhes, para tal, em Atos 2:38, um genuíno arrependimento e a aliança do batismo nas águas:"...Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo".

A mensagem de Pedro tornou-se particularmente eficaz pela ação do Espírito Santo, que o havia revestido do poder de Deus. De fato, vemos o tremendo resultado dela, no versículo 41: "Os que de bom grado receberam a sua palavra foram batizados, e naquele dia agregaram-se quase três mil almas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário