quarta-feira, 15 de abril de 2009

SERVINDO A DEUS - A OBEDIÊNCIA

O crescimento físico, como sabemos, é uma função do tempo. E o crescimento intelectual é uma função do aprendizado. Mas o crescimento espiritual não é uma função do tempo, nem do aprendizado, e sim, da obediência. Quando obedecemos à Palavra de Deus, que é falada pelo Espírito Santo, crescemos e adquirimos maturidade nos momentos de conflito e sofrimento.
A chave de nosso crescimento espiritual é a obediência à Palavra de Deus, como atesta o Senhor Jesus, em João 14:21: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. E quem me ama será amado de meu Pai, e Eu também o amarei e me manifestarei a ele". Tiago nos diz, em 1:22, 25, que aquele que ouve a Palavra de Deus e não a pratica, está se auto-enganando, enquanto que o que a pratica será feliz em tudo o que realizar.
Em Mateus 7: 24-27, Jesus qualifica de prudente o homem obediente que ouve e pratica as Suas palavras, tendo semelhança com alguém que edifica sua casa sobre a rocha, fazendo-a resistente às inundações e vendavais; e chama de insensato o homem desobediente que as ouve, mas não as pratica, como o que constrói sua casa sobre a areia, e a perde quando vêem as intempéries.
Em Mateus 4: 19, Jesus nos chama para segui-lO, com o propósito de fazer de nós evangelistas: "Vinde após mim, e Eu vos farei pescadores de homens". Isto envolve, de nossa parte, o desejo de sermos transformados pelo Espírito Santo e um compromisso de servirmos ao Senhor.
Afinal, fomos libertos do reino das trevas, da terrivel dominação de Satanás, pela graça e misericórdia de Deus, que para isto, pagou um preço altíssimo, totalmente fora de nossas possibilidades. Assim, não somos donos de nossos destinos, mas devemos procurar a vontade de Deus quanto a isso, conforme vemos em IPedro 1: 18-19: "sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha". E também em ICoríntios 6: 19-20: "...Não sois de vós mesmos; fostes comprados por bom preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo (e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus)".
Mas isso não é motivo de preocupação, e sim, de alegria, pois pertencemos a Deus e Ele cuida de nós, aliviando as cargas que carregamos, como disse Jesus, em Mateus 11: 28-30: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
O desejo de servir a Deus deve ser o foco principal de nossas, sobrepujando as preocupações com nossas necessidades particulares, porque Deus está atento a nós e honrará nossa atitude desprendida, como Jesus nos ensina, em Mateus 6: 32-33: "Pois os gentios procuram todas estas coisas. De certo vosso Pai Celestial bem sabe que necessitais de todas elas. Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".
Veja no próximo artigo: Servindo a Deus - A Obediência nos Dízimos e Ofertas. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário