terça-feira, 7 de abril de 2009

A UNÇÃO DIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO

Todo cristão recebe um nível inicial de enchimento do Espírito Santo, no ato de sua conversão, como aprendemos por Efésios 1:13: “...Tendo n’Ele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa...”.

Mas, embora o ideal de uma vida cristã dedicada ao crescimento espiritual esteja descrito em Gálatas 2:20 – “Estou crucificado com Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim...” – vivemos num mundo material e estamos sempre sujeitos a tentações. Eventualmente, acontece de pecarmos. Como desejamos servir a Deus e aprender a fazer a Sua vontade em nossas vidas, não podemos permanecer tão impregnados de mundanismo, como nos exorta Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Para estarmos mais resistentes às tentações e termos maior eficiência no evangelismo que Cristo nos comissionou a fazer, precisamos buscar um segundo nível de enchimento do Espírito Santo. Precisamos do batismo no Espírito Santo.

Mesmo já batizados no Espírito Santo, e, portanto, mais fortalecidos espiritualmente, ainda ocorre de pecarmos, às vezes. Necessitamos então entender que Deus nos dá um escape para a pronta restauração de nossa comunhão com Ele, como vemos em I João 2:1: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, porém, alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo”.

Um arrependimento genuíno, seguido da confissão a Jesus Cristo, quebra a força do pecado e restaura nossa comunhão com Deus, o Pai, como nos ensina I João 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça”.

O que efetivamente reduz a freqüência de novas tentações e nos fortalece contra as situações pecaminosas é a reposição diária do nível de presença do Espírito Santo em nossas vidas.

Em Jeremias 2:13, temos a ilustração disto. Ali Deus Se aborreceu ao ver que Seu povo não mais O buscava – Ele, a Fonte de Vida – para elegerem novos caminhos, perdendo toda a sua bênção: “O meu povo fez duas maldades: A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”. Estas cisternas, além de não receberem mais a entrada de água nova do Espírito de Deus – porque O deixaram – nem sequer retinham as águas que existiam inicialmente, porque eram rotas.

Nossas “cisternas espirituais” perdem água por “rachaduras na nossa estrutura moral e espiritual”, ou mesmo pelo efeito da “evaporação causada pelo calor das tentações” a que estamos expostos em nosso cotidiano humano. Portanto, temos uma necessidade muito grande de nos enchermos diariamente de uma nova unção do Espírito Santo!

Que uma unção fresca do Espírito Santo possa estar santificando diariamente nossas vidas cristãs e nos renovando para servirmos a Deus em ministérios de poder!

2 comentários:

  1. Olá.....que ótimo encontrar um blof de Lençóis Pualista... se puder visite o meu também pra trocarmos idéias.
    Designer + Vigiado
    http://cidadevigiada.blogspot.com/
    Grande Abraço. irmão da cidade!!!

    ResponderExcluir
  2. Depois da crus na nova aliança
    Ou sera que Cristo morreu em vão?

    ResponderExcluir