terça-feira, 31 de março de 2009

A CEIA DO SENHOR

A Ceia do Senhor é, como o batismo de arremendimento, uma ordenança de Jesus Cristo para nós, e como tal, devemos obedecê-la.

A Ceia do Senhor é um memorial da obra redentodra de Jesus, uma proclamação de Seu sacrifício e vitória, como vemos por ICorintios 11: 23-26: "...o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão o partiu, e disse: Isto é o meu corpo que é entregue por vós; fazei isto em momória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; fazei isto todas as vezes que beberdes, em memória de mim".
Cada vez que um grupo de cristãos se reúne para celebrar a Ceia do Senhor, estão relembrando o sacrifício expiatório de Jesus Cristo, através do qual, alcançamos o perdão dos pecados e a libertação do domínio do pecado sobre nossas vidas. A Ceia do Senhor é um memorial dessas bênçãos tremendas que recebemos de Deus, através de Jesus Cristo, e um momento de gratidão a Deus por isso.
Jesus, em João 6:35, diz:"Eu sou o Pão da Vida. Aquele que vem a mim não terá fome...". Vemos então que o simbolismo do pão partido, no relato acima da Ceia do Senhor, é que o Pão teve que ser partido, na morte de cruz, a fim de ser distribuído entre todos os que estavam, estão e estarão espiritualmente famintos!
Para melhor entendermos o real significado do sacrifício de sangue de Jesus por nós, precisamos ler Êxodo 12:1-14 e 21-27: ali vemos que a libetação do povo de Deus, de sua escravidão no Egito, principiou na décima praga, a da morte dos primogênitos egípcios. E a proteção de Deus para cada família de Seu povo se deu através de uma aliança de sangue: pela aplicação, na verga das portas de suas casas, do sangue de um cordeiro consagrado e sacrificado a Deus. Com isso, o anjo da morte se desviava das casas assim aliançadas, "passando sobre" elas, expressão que é o significado original da palavra Páscoa.
O sacrifício de sangue de um animal era a maneira que Deus havia dado para proteger e purificar Seu povo dos pecados. E a razão disso é que o sangue é o princípio da vida e que sem derramamento de sangue inocente não há remissão dos pecados (Hebreus 9:22).
A aliança de sangue entre Deus e Seu povo permaneceu através do Senhor Jesus. O sacrifício do sangue inocente de Jesus Cristo por nós ocorreu durante uma celebração da Páscoa - a Festa da Libertação - e transformou Jesus no Cordeiro de Deus e em Nossa Páscoa!
A aliança de sangue com o Senhor, através de um cordeirinho proporcionou a libertação material, ou seja, física, da escravidão no Egito. Enquanto que quando a aliança de sangue foi executada através de Jesus, o Cordeiro de Deus, ela realizou e continua realizando a libertação espiritual do povo de Deus da escravidão dos pecados e sua salvação.
Vemos então que o simbolismo do vinho na Ceia do Senhor nos diz que o sangue inocente de Jesus Cristo, o qual é a Sua vida, foi derramado na morte, a fim de que Seu poder expiador pudesse ser distribuído para a salvação de muitos!
Além disso, a Ceia do Senhor nos proporciona uma comunhão com Jesus no presente! Pois Ele próprio vem para o nosso meio, como vemos por ICorintios 10:16: "Não é o cálice de benção, que abençoamos, a comunhão do sangue de Cristo? E não é o pão que partimos a comunhão do corpo de Cristo?". Quando celebramos a Ceia do Senhor, Jesus quer ter comunhão conosco! Afinal, esta cerimônia é chamada de Ceia do Senhor porque é d'Ele, e não nossa!
A Ceia do Senhor nos possibilita também uma comunhão com a Igreja, o Corpo de Cristo, como vimos na mesma passagem acima.
Para que esta nossa comunhão com Jesus possa ser a melhor possível, e Deus venha a atuar com poder em nossas vidas, temos que dela participar de forma digna discernindo tratar-se de um momento sagrado e fundamental da fé cristã - e também confessar previamente nossos pecados, para que não permaneçamos desanimados ou enfermos, como nos mostra ICoríntios 11: 27-30:"Portanto, qualquer que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se o homem a si mesmo antes de comer deste pão e beber deste cálice... Por causa disto, há entre vós muitos fracos e doentes...".
Vemos, na passagem do Salmo 32:3, que foi isso o que Davi sentiu em seu corpo, enquanto esteve calado, sem se examinar e confessar seus pecados: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia".
A Ceia do Senhor é o rito de comunhão e simboliza a continuidade da vida espiritual, a qual necessita estar sempre sendo alimentada, para alcançar crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário