segunda-feira, 30 de março de 2009

O BATISMO DE ARREPENDIMENTO

O batismo nas águas é o rito do ingresso na Igreja Cristã e simboliza o começo da vida espiritual. Assim nos fala Romanos 6: 3-4: "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na Sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressurgiu dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida".
Vimos então o significado do batismo: a descida do convertido às águas retrata a morte de Cristo, já efetuada, e simboliza a morte e sepultamento de seu "velho homem". A seguir, seu levantamento das águas recorda a ressurreição de Jesus, já ocorrida, e simboliza a ressurreição do convertido, para viver em "novidade de vida".
O batismo nas águas, em si, não tem poder para salvar- a salvação vem através da fé no sacrifício do sangue de Jesus Cristo e na aceitação de Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. E a purificação de vida ocorrida no batismo é simbólica, proporcionando-nos apenas um posicionamento inicial para o crescimento espiritual. Mas, o batismo nos reforça a sensação de pertencermos a Deus, como ensina IPedro 3: 21: "...o qual (o batismo) não é o despojamento da imundície da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo".
Além disso, é essencial guardarmos a completa obediência a Cristo, que em Mateus 28: 19, assim ordenou: "Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".
O batismo nas águas significa que o convertido, pela fé, "vestiu-se de Cristo", (isto é, do profundo desejo de ter seu caráter transformado, segundo o modelo do caráter de Cristo, para poder crescer espiritualmente), de modo que os homens podem ver Cristo nele, como se vê o uniforme no soldado. Pelo rito do batismo, o convertido, figurativamente falando, e de forma pública, "veste a camisa" de Jesus Cristo.
Com isto, o convertido que se batizou está também dando um poderoso testemunho de mudança de vida para a platéia - buscando edificá-la e dar um bom exemplo aos familiares e amigos que ainda não deram este passo - para si próprio, como um compromisso de vida cristã, e para o mundo espiritual, como um novo homem, que mudou de lado.
Em Atos 2: 38, vemos que a pregação de Pedro acerca do sacrifício de Jesus, resultou na conversão e batismo de quase três mil pessoas, em um só dia: "...Arrependei-vos, e que cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo...".
Para que seu batismo seja pleno de significado é necessário que você se arrependa sinceramente de seus pecados e expresse uma fé viva no Senhor Jesus Cristo.
Se você ainda não se batizou, procure uma igreja, e lá o pastor ou o consolidador e peça para o incluir na próxima cerimônia de batismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário